É normal ter alguma ansiedade ao longo da vida. Você pode se sentir ansioso ou nervoso se tiver que resolver um problema no trabalho, ir a uma entrevista, fazer um teste ou tomar uma decisão importante. Em algumas situações ela pode até ser benéfica, por exemplo quando nos ajuda a perceber situações perigosas e concentra a nossa atenção, para que fiquemos seguros.
No entanto, um transtorno de ansiedade é uma questão de saúde mental. Se você tem algum transtorno ansioso, você pode responder a certas coisas e situações com medo e pavor em excesso. Você também pode apresentar sinais físicos, como coração acelerado, sensação de morte, formigamentos no corpo e suor.
No entanto, um transtorno de ansiedade vai além do nervosismo normal e do medo leve que qualquer um pode sentir às vezes e acontece quando:
- A ansiedade interfere na sua capacidade de funcionar, de se relacionar com amigos e familiares e de trabalhar de forma adequada e produtiva;
- Você costuma reagir de forma exagerada e impulsiva quando algo desencadeia suas emoções, ficando preocupado de forma excessiva, com a sensação de um turbilhão de pensamentos em sua mente.
- Você não pode controlar suas respostas às situações, por vezes ficando muito estressado, irritado, impaciente;
- Os dias ficam mais difíceis por conta dos sintomas, diminuindo a sua concentração e energia. Felizmente, há vários tratamentos eficazes para esses transtornos.
Quem tem mais risco?
Uma mistura de fatores genéticos e ambientais pode aumentar o risco de uma pessoa desenvolver transtornos ansioso. Você pode ter maior risco se tiver:
- Certos traços de personalidade, como timidez ou inibição comportamental – sentir-se desconfortável e evitar pessoas, situações ou ambientes desconhecidos.
- Histórico de eventos estressantes ou traumáticos na infância, adolescência ou idade adulta.
- Histórico familiar de ansiedade ou outras condições de saúde mental.
- Certas condições físicas, incluindo problemas de tireóide e arritmias cardíacas.
Os transtornos ocorrem com mais frequência em mulheres. Os pesquisadores ainda estão estudando por que isso acontece. Pode vir dos hormônios femininos, especialmente aqueles que flutuam ao longo do mês. O hormônio testosterona, mais presente em homens, também pode desempenhar um papel de aliviar a ansiedade.
Quais são os tipos?
Existem vários tipos de transtornos de ansiedade, incluindo:
- Transtorno de ansiedade generalizada (TAG).
- Síndrome do pânico.
- Fobias.
- Ansiedade de separação.
Outras condições de saúde mental compartilham características com os transtornos ansiosos. Estes incluem Transtorno de Estresse Pós-Traumático e Transtorno Obsessivo-Compulsivo.
O que é Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)?
Com o TAG, você pode sentir preocupação e tensão extremas e irreais – mesmo que não haja nada para desencadear esses sentimentos. Na maioria dos dias, você pode se preocupar muito com vários tópicos, incluindo saúde, trabalho, escola e relacionamentos. Você pode sentir que a preocupação intensa continua de uma coisa para outra e interfere na maneira como você vive sua vida.
Os sintomas físicos do TAG podem incluir inquietação, dificuldade de concentração, cansaço e problemas para dormir.
O que é Transtorno de Pânico?
Se você tem um transtorno do pânico, você tem ataques de pânico repentinos, sem um motivo aparente, e intensos. Esses ataques geralmente apresentam sentimentos mais fortes e intensos do que outros tipos de transtornos de ansiedade.
Os sentimentos de terror podem começar repentina e inesperadamente ou podem vir de um gatilho, como enfrentar uma situação que você teme. Ataques de pânico podem se assemelhar a ataques cardíacos.
Se houver alguma chance de você estar tendo um ataque cardíaco, vá para a sala de emergência. É melhor errar por excesso de cautela e pedir a um profissional de saúde para examiná-lo.
Durante um ataque de pânico, você pode experimentar:
- Suando.
- Palpitações cardíacas (sensação de que seu coração está batendo forte).
- Dor no peito.
- Sensação de engasgo, que pode fazer você pensar que está tendo um ataque cardíaco ou “enlouquecendo”.
Ataques de pânico são muito perturbadores. As pessoas com transtorno do pânico costumam passar muito tempo se preocupando com o próximo ataque de pânico. Por conta disso, elas também tentam evitar situações que possam desencadear um ataque.
O que é Transtorno de Pânico?
Se você tem um transtorno do pânico, você tem ataques de pânico repentinos, sem um motivo aparente, e intensos. Esses ataques geralmente apresentam sentimentos mais fortes e intensos do que outros tipos de transtornos de ansiedade.
Os sentimentos de terror podem começar repentina e inesperadamente ou podem vir de um gatilho, como enfrentar uma situação que você teme. Ataques de pânico podem se assemelhar a ataques cardíacos. Se houver alguma chance de você estar tendo um ataque cardíaco, vá para a sala de emergência. É melhor errar por excesso de cautela e pedir a um profissional de saúde para examiná-lo.
Durante um ataque de pânico, você pode experimentar:
- Suando.
- Palpitações cardíacas (sensação de que seu coração está batendo forte).
- Dor no peito.
- Sensação de engasgo, que pode fazer você pensar que está tendo um ataque cardíaco ou “enlouquecendo”.
Ataques de pânico são muito perturbadores. As pessoas com transtorno do pânico costumam passar muito tempo se preocupando com o próximo ataque de pânico. Por conta disso, elas também tentam evitar situações que possam desencadear um ataque.
O que são Fobias?
As fobias são um medo intenso de certas situações ou objetos. Alguns desses medos podem fazer sentido, como o medo de cobras. Mas muitas vezes, o nível de medo não corresponde à situação.
Como em outros transtornos de ansiedade, você pode passar muito tempo tentando evitar situações que possam desencadear a fobia.
Uma fobia específica, ou uma fobia simples, é um medo intenso de um determinado objeto ou situação. Isso pode fazer com que você evite situações cotidianas. Algumas fobias específicas incluem medo de:
- Animais, como aranhas, cachorros ou cobras;
- Sangue;
- Andar de avião;
- Alturas, lugares fechados, tais como elevador;
- Injeções, agulhas.
Transtorno de Ansiedade Social
Também conhecida como fobia social, você pode ter uma preocupação e constrangimento enormes com as situações sociais diárias. Você pode se preocupar com os outros julgando você ou pode estar com medo de se envergonhar ou de se expor ao ridículo. Pessoas com transtorno de ansiedade social podem evitar completamente situações sociais.
Agorafobia
A agorafobia é caracterizada pode ter um medo intenso de ficar aprisionado ou incapaz de obter ajuda, levando ao aparecimento de sintomas como crises de pânico, diarréia ou desmaio, por exemplo. Normalmente, você tem medo de dois ou mais desses ambientes:
- Espaços fechados;
- Filas ou multidões;
- Espaços abertos;
- Lugares fora de sua casa;
- Transporte público.
Em situações graves, uma pessoa com agorafobia pode não sair de casa, por medo de ter um ataque de pânico em público.
Qual é a causa dos Transtornos Ansiosos?
Os transtornos de ansiedade são como outras formas de doença mental. Eles não vêm de fraquezas pessoais, falhas de caráter ou problemas de educação. Mas os pesquisadores não sabem exatamente o que causa os transtornos de ansiedade. Eles suspeitam que uma combinação de fatores desempenha um papel:
- Desequilíbrio químico: Estresse intenso e crônico pode alterar o equilíbrio químico que controla o seu estado de humor. Experimentar muito estresse por um período prolongado pode levar a um transtorno de ansiedade.
- Fatores ambientais: vivenciar um trauma pode desencadear um transtorno ansioso, especialmente em alguém que herdou um risco maior de desenvolver esse quadro.
- Hereditariedade: os transtornos ansiosos tendem a ocorrer em famílias. Você pode herdá-los de um ou de ambos os pais.
Quais são os sintomas de um Transtorno Ansioso?
Os sintomas variam dependendo do tipo de transtorno que você tem. No geral, eles incluem:
Sintomas Físicos:
- Mãos frias ou suadas;
- Boca seca;
- Palpitações cardíacas;
- Náusea;
- Dormência ou formigamento nas mãos ou pés;
- Tensão muscular;
- Falta de ar.
Sintomas Mentais:
- Sentir pânico, medo e mal-estar;
- Pesadelos;
- Pensamentos repetidos ou flashbacks de experiências traumáticas;
- Pensamentos incontroláveis e obsessivos.
Sintomas Comportamentais:
- Incapacidade de ficar parado e calmo;
- Comportamentos ritualísticos, como lavar as mãos repetidamente;
- Problemas para dormir.
Quando procurar ajuda?
Os transtornos de ansiedade muitas vezes podem deixar de ser diagnosticados e tratados, levando a sofrimento e prejuízos funcionais. Felizmente, o tratamento certo e bem indicado pode ajudar a melhorar a qualidade de vida, os relacionamentos e a produtividade, bem como ajudar no bem-estar geral. Atualmente há diversos tratamentos disponíveis e você não precisa viver com preocupação e medo constantes. Se você notar sintomas de um transtorno de ansiedade, procure ajuda profissional. É melhor ser diagnosticado e tratado o mais rápido possível, a fim de limitar os problemas e o impacto de um transtorno na vida diária. Frequentemente, uma combinação de medicação e terapia para ansiedade pode ajudar a pessoa a se sentir melhor.